O descarte de resíduos consiste no processo, que dá aos resíduos gerados, o tratamento final mais adequado, seguindo as normas e legislações vigentes, proporcionando assim a preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Para identificar o melhor tratamento para o resíduo, primeiramente é necessário classifica-lo de acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que define através da NBR 10.004, a classificação dos resíduos de interesse ambiental, como segue: Classe I – resíduos perigosos, Classe II A – resíduos não inertes e Classe II B – resíduos inertes. Após a classificação do resíduo, é indicado o tratamento adequado, conforme abaixo:
- Aterros para Resíduos Classe I; Classe IIA; Classe IIB
- Co-processamento
- Incineração
- Descaracterização e Tratamento para disposição final de lâmpadas
- Estação de tratamento de Efluentes
- Dessorção Térmica - TDU
- Tratamento térmico de resíduos de serviços de saúde – RSS
- Reciclagem
- Revalorização e reaproveitamento
- Compostagem
- Manufatura reversa
Seven Resíduos, uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos
Formada por profissionais de Gestão Ambiental, Qualidade, Logística e Lean Manufacturing, a Seven Resíduos é uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos. Desenvolvendo os serviços contratados com agilidade, qualidade, segurança, a Seven Resíduos recebeu o Prêmio Quality Brasil, na categoria Gerenciamento de Resíduos. A premiação homenageia as empresas de mais destaque na prestação dos serviços com excelência e preservação da natureza, proporcionando aos clientes o melhor custo benefício do segmento.
Cuidados importantes no descarte de resíduos
A Seven Resíduos presta serviços para pequenos e grandes geradores de resíduos, respeitando sempre as normas dos órgãos regulamentadores, como:
- LETPP (Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos);
- CTPP (Cadastro de Transporte de Produtos Perigosos).
- CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CETESB
- MOPP – Curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos.
Para os resíduos perigosos, é necessário a apresentação de documentos para realização do transporte e descarte de resíduos, como:
- Nota Fiscal;
- Manifesto de Transporte;
- Ficha de Emergência;
- Envelope de Identificação;
- Emissão de Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CADRI.