Os resíduos contaminados são todos aqueles gerados pelas indústrias e empresas na produção de produtos e alguns prestadores de serviços.
O tratamento dos resíduos contaminados constituem uma decomposição final ou um tratamento intermediário, capaz de diminuir a periculosidade dos resíduos, possibilitando dessa forma sua reciclagem e reutilização ou até mesmo a destruição. Por isso, o processo de tratamento, deve ser feito através de especialistas.
Os Resíduos contaminados são caracterizados como perigoso e não perigoso. Eles são classificados, de acordo com a NBR 10.004, como:
1) Resíduos Classe I – Perigosos
São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Consulte a NBR 10.004 para maiores detalhes sobre cada característica enquadrada nessa classificação.
2) Resíduos Classe II – Não Perigosos
A) Resíduos Classe II A – Não Inertes: São aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes.
Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
B) Resíduos Classe II B – Inertes: São os resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato estático e dinâmico com água destilada ou deionizadas, à temperatura ambiente não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G da NBR 10.004.
Quer saber mais sobre Gerenciamento de Resíduos Contaminados?
Formada por profissionais de Gestão Ambiental, Qualidade, Logística e Lean Manufacturing, a Seven Resíduos é uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos contaminados. Priorizando a qualidade, segurança e a satisfação do cliente, o empreendimento se destacou a ponto de ganhar o Prêmio Quality Brasil, na categoria Gestão de Resíduos. A premiação congratula as empresas com excelência na prestação de serviços e atendimento aos clientes.