O coprocessamento pode ser definido como um processo, onde se queima resíduos na fabricação de produtos, que necessitam de altas temperaturas para sua produção, ou seja, é a queima em fornos dos resíduos provenientes de diversos segmentos industriais, para fabricação do cimento. Na etapa de blendagem, o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto aos outros resíduos, que recebemos de forma a produzir um mix líquido ou sólido para a formação do blend. Nesta etapa são analisados padrões químicos de controle como pH, % Cloro e % H2O. Esses blends, por possuírem alto poder calorífero são usados como substitutos energéticos em fornos de cimento, barateando os custos de produção, dando uma destinação adequada e ambientalmente correta aos resíduos.
Desta maneira, após a produção desses blends, os mesmos são encaminhados para queima junto às cimenteiras, que são devidamente licenciadas para tal atividade. A queima produz calor suficiente para produção do clínquer (pré-cimento), e as cinzas geradas do processo são totalmente incorporadas ao cimento, não havendo geração de partículas. Todo o lançamento atmosférico é controlado continuamente por analisadores especiais de gases e os resultados são enviados à Cetesb, ficando assim demonstrado o controle total da queima do resíduo.
Quer saber mais sobre Tratamento de resíduo por coprocessamento?
Ganhadora do Prêmio Quality Brasil na categoria de Gerenciamento de Resíduos, a Seven Resíduos é especializada em soluções ambientais para atender todas as necessidades da sua empresa.
A Seven Resíduos tem o compromisso de desenvolver de forma rápida e segura a melhor solução de descarte para seu resíduo, levando em consideração todos os requisitos dos órgãos regulamentadores e suas exigências legais. Nossa missão é oferecer soluções inteligentes para o gerenciamento, tratamento e destinação dos resíduos, proporcionando aos clientes segurança e tranquilidade, para que se dediquem apenas as especialidades de seus negócios.