O tratamento dos resíduos consiste em diversos processos, definidos pelas legislações vigentes para diminuição dos impactos ambientais e principalmente a saúde pública. Os resíduos são classificados de acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que através da NBR 10.004, classifica os resíduos de interesse ambiental.
- Classe I – resíduos perigosos
- Classe II A – resíduos não inertes
- Classe II B – resíduos inertes
Existem diversos tratamentos para cada tipo de resíduo, abaixo alguns utilizados atualmente.
- Aterros para Resíduos Classe I; Classe IIA; Classe IIB
- Co-processamento
- Incineração
- Descaracterização e Tratamento para disposição final de lâmpadas
- Estação de tratamento de Efluentes
- Dessorção Térmica - TDU
- Tratamento térmico de resíduos de serviços de saúde – RSS
- Reciclagem
- Revalorização e reaproveitamento
- Compostagem
- Manufatura reversa
A Seven Resíduos dispõe dos mais completos serviços de coleta, transporte e descarte de resíduos em São Paulo. Possuímos diversos sistemas e projetos de coletas, temos a certeza que um deles atenderá a demanda de sua empresa.
Tenha o tratamento adequado para os resíduos gerados pela sua empresa
A Seven Resíduos é uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos. Compromissada com a sustentabilidade, conta com profissionais qualificados e aptos a atender as mais variadas demandas dos diversos segmentos, proporcionado aos clientes as melhores soluções para o tratamento de seus resíduos, focando sempre a sustentabilidade e a redução dos resíduos gerados nas empresas.
A Seven Resíduos cumpre todas as normas dos órgãos regulamentadores para a coleta, transporte e o descarte de resíduos. Acreditamos que qualidade e segurança, são princípios básicos para uma excelente prestação de serviços. Alguns órgãos que são responsáveis por essa regulamentação são:
- LETPP (Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos);
- CTPP (Cadastro de Transporte de Produtos Perigosos);
- CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CETESB;
- MOPP – Curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos.
Os tratamentos mais utilizados no Brasil
- Lixão: O descarte de resíduos sólidos em lixões é proibido por lei e apesar disso é uma das práticas mais utilizadas na maioria das cidades. O lixo lançado ao ar livre produz uma série de problemas, como doenças, poluição do solo e da água, concentração de pragas urbanas, desvalorização urbana, etc.
- Aterro sanitário: Os aterros sanitários estão localizados geralmente distantes das cidades, por causa do mal cheiro e da proliferação de doenças em potencial, mas devido ao crescimento populacional e urbano, na maioria das vezes estão muito perto de residências nas periferias. Embora existam leis rígidas de controle ambiental, muitos destes aterros são ilegais e não têm capacidade para fazer uma primeira separação do lixo.
- Incineração: Este é um dos meios mais eficientes para a eliminação dos resíduos não recicláveis, porém, se feita de forma amadora, pode trazer consequências desastrosas ao meio ambiente, poluindo o ar com gases altamente tóxicos.
- Compostagem: Tratamento que transforma o lixo orgânico em material composto de qualidade para o uso na agricultura em forma líquida para adubo e alimento para as plantas.